Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

Você está em:

PRINCIPAIS ATIVIDADES DO NIT-ENSP

  1. Estimular a inovação;
  2. Atuar no processo de proteção das criações intelectuais produzidas pelos servidores, colaboradores e alunos da ENSP, bem como no processo de formalização das pesquisas colaborativas;
  3. Prestar assessoria na elaboração de cláusulas de propriedade intelectual e de acesso aberto para os contratos de interesse da ENSP.

COMPETÊNCIAS DO NIT-ENSP

  1. Gerir e atuar no processo de proteção, informação tecnológica e transferência de tecnologia das criações intelectuais produzidas na ENSP;
  2. Atuar na prospecção de parceiros tendo em vista o desenvolvimento de projetos e licenciamento das criações intelectuais desenvolvidas na ENSP;
  3. Articular-se com os demais NIT e estimular o uso da informação como ferramenta de inovação na Fiocruz;
  4. Efetuar a prospecção de projetos de pesquisa da ENSP com potencial de inovação;
  5. Apoiar o processo de formalização das pesquisas colaborativas e contratação de projetos de pesquisas no que cabe à ENSP;
  6. Deliberar sobre os casos de potencial embargo de documentos a serem depositados no Arca por intermédio do Núcleo de Acesso Aberto ao Conhecimento (Naac) da ENSP.

Para solicitar um atendimento ao NIT-ENSP, você pode:   

  • Acessar o Sistema Informatizado Gestec-NIT;
  • Encaminhar um e-mail para nit.ensp@ensp.fiocruz.br;
  • Ligar para (21) 2598-2689 (Ana Paula Maricato) ou (21) 2598-2881 (Laura Viana).

Acesse aqui para infomações sobre o Portal Gestec e o Sistema Gestec-NIT.

                                                                      

PORTFÓLIO DE INOVAÇÃO FIOCRUZ 

O Portfólio de Inovação da Fiocruz tem o objetivo de ser a vitrine dos produtos e das tecnologias com potencial inovador. A versão atual do portfólio conta com aproximadamente 10 produtos/tecnologias da ENSP, na forma de um breve sumário redigido de forma bastante clara e objetiva. Você pode acessar o site do portfólio para visualizar os produtos e as tecnologias da Fiocruz.

Para cadastrar o seu produto e/ou a sua tecnologia pedimos que você realize o cadastro na área de ‘Acesso Coordenador do Projeto’ e nos notifique para validarmos seu cadastro, bem como o cadastro do seu produto e/ou da sua tecnologia.

Ainda, uma novidade implementada na nova edição do portfólio é a nova seção de ‘Produtos Fiocruz’ que consiste em: produtos finalizados e que estão no mercado, licenciados ou em fase de desenvolvimento final mesmo sem estar no mercado, produtos da unidades industriais ou produtos em busca de parceiros para comercializá-los. Caso vocês tenham algum produto que se enquadre nesta seção, favor entrar em contato conosco.

HISTÓRICO 

Com o desafio de transformar os resultados gerados em pesquisa e ensino na Escola em produto ou inovação para o sistema de saúde, o NIT-ENSP foi implantado na ENSP em 2007, com atuação no ambito do Sistema Gestec-NIT. Sua implantação se deu pelos servidores Jorge Castro e Gladson Pacheco. Em 2011, a servidora Maria Helena Lino ficou responsável pelo setor em conjunto com a servidora Laura Cristina Simões Viana, contribuindo para a política de gestão da inovação da ENSP. Em 2012, a servidora Carolina Mendes Franco assumiu a responsabilidade do NIT-ENSP, passando a assessorar a vice direção de pesquisa em questões relacionadas à inovação e propriedade intelectual na ENSP, mantendo constante interação com o Sistema Gestec-NIT. Em 2015, a aprovação de um projeto CNPq para o Sistema Gestec-NIT permitiu incorporar temporariamente ao NIT-ENSP o bolsista Guilherme Coutinho, encerrando seu vinculo em julho de 2017. Em 2016, a servidora Ana Paula Maricato assume o papel de coordenadora com assessoria técnica da servidora Laura Cristina Simôes Viana.