Você está em:

Apresentação

O DEPARTAMENTO

CONHEÇA A VICE-DIREÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

As atividades de pesquisa na ENSP são desenvolvidas por um número significativo de profissionais e envolvem um conjunto diversificado de temas, abordagens e métodos. Destaca-se que o pensamento crítico e interdisciplinar, e suas aplicações no campo da Saúde Pública/Saúde Coletiva, baseado em valores de inclusão e justiça social, e ancorado no firme compromisso com as necessidades da sociedade, a democracia e o SUS, se expressa na produção científica e tecnológica da instituição.

Desde a sua criação, em 2007, como Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, a Vice-Direção de Pesquisa e Inovação (VDPI) assumiu progressivamente novas atribuições na ENSP, devido à necessidade de organização do processo de trabalho e da gestão da pesquisa; ao aumento da quantidade de informações; e à diversificação das formas de apoio à pesquisa.

Atualmente, a VDPI desenvolve diversas atividades atendendo à missão determinada pelo regimento da Escola, ou seja, contribuir para a pesquisa e a produção de conhecimentos necessários à compreensão das condições de saúde da população brasileira e sua progressiva melhoria.

A atuação da VDPI se baseia no compromisso institucional de apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico na ENSP, de forma plural e equitativa, e articulada às prioridades e políticas da Fiocruz. Valoriza a criação de incentivos para a conformação de parcerias e redes interdisciplinares e colaborativas pesquisa, articulando a pesquisa com outras áreas de atuação da ENSP e da Fiocruz (como o ensino, a provisão de serviços, a comunicação, a atenção e a vigilância à saúde), além de prover continuamente dados para o planejamento institucional e a aferição da produção científica e tecnológica na instituição.

Ao longo de sua história, a ENSP acumulou amplo reconhecimento por seus distintos produtos, tanto científicos como tecnológicos, e também pelos impactos que, historicamente, foi capaz de provocar por meio da pesquisa desenvolvida.

Através desta página você terá acesso aos nossos diferentes serviços e produtos.

 

A EQUIPE TÉCNICA DA VDPI

A VDPI, liderada, atualmente, pela pesquisadora Luciana Dias de Lima, é composta, segundo atual Regimento da ENSP, por uma área de Apoio Administrativo, uma Coordenação de Monitoramento e Acompanhamento de Projetos, um Núcleo de Inovação Tecnológica e um Comitê de Ética em Pesquisa. Além disso, a VDPI coordena a atuação do Núcleo de Ciência Aberta da ENSP.

A equipe técnica da VDPI é dedicada aos programas e projetos de pesquisa realizados na ENSP, às questões de propriedade intelectual relacionadas às pesquisas, aos aspectos éticos das pesquisas, bem como às discussões e implantação do acesso aberto ao conhecimento e ciência aberta, além de outras atribuições e atividades.

Luciana Dias de Lima (Vice-Diretora), Doutora em Saúde Coletiva, Graduação em Medicina

Laura Cristina Simões Viana (Coordenadora), Doutora em Engenharia de Produção, graduação em Engenharia Química.

Ana Paula Lopes Maricato (Coordenadora), Mestre em Política e Gestão de Ciência e Tecnologia & Inovação, graduação em Administração.

Henrique Sant`Anna Dias, Doutor em Saúde Pública, graduação em Odontologia.

Leonardo Costa de Castro, Doutor em Antropologia, graduação em Psicologia.

Letícia Barreiro Gomes, Mestre em Política e Gestão de Ciência e Tecnologia & Inovação, Graduação em Farmácia.

 

APOIO ADMINISTRATIVO

Nosso apoio administrativo, ou secretaria da VDPI: recebe e atende aos pesquisadores e aos diversos bolsistas; organiza reuniões; intermedia programas de fomento e bolsas; organiza a RAIC ou Reunião Anual de Iniciação Científica, em conjunto com a Presidência da FIOCRUZ; provê o necessário para efetivar pagamentos de publicações, e outras formas de custeio; realiza os trâmites necessários à realização dos CEENSP; produz informações e relatórios sobre programas como o PIBIC e PIBITI da ENSP; consolida lista de financiamentos à pesquisa disponíveis, além de outras atividades.

O apoio administrativo da VDPI, localizado na sala 326, atende no e-mail pesquisa.ensp@fiocruz.br e no telefone 2598-2910.

A equipe é composta pelas seguintes profissionais:

Cristiane Fernandes, Graduação em Ciências da Computação

Gabriela Protázio, Graduação em Ciências Biológicas

Local: Sala 326