Você está em:

REUNIÃO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - RAIC

REUNIÃO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - RAIC

A Reunião Anual de Iniciação Científica – RAIC é um evento determinado pelo CNPq e realizado pelas instituições que se incluem no Programa de Iniciação Científica e no Programa de Iniciação Tecnológica, e que recebem cotas de bolsas PIBIC ou PIBITI. Este evento anual é organizado com a finalidade de acompanhar o progresso dos bolsistas e avaliar o seu rendimento, sendo uma atividade obrigatória daqueles Programas.  

Na Fundação Oswaldo Cruz, por decisão da Câmara Técnica de Pesquisa, as RAICs são descentralizadas sendo realizadas de maneira independente nas Unidades Científicas e Tecnológicas, a partir do Regulamento anualmente publicado, a partir de um calendário pactuado em conjunto, e divulgado pela Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas. Atividades centralizadas e coletivas, como abertura e encerramento, são também programadas pela Fiocruz.

Na ENSP a RAIC é realizada através de uma programação que inclui apresentação dos trabalhos na modalidade oral para bancas constituídas por três avaliadores, sendo: um pesquisador Doutor da ENSP, um pesquisador Doutor externo à ENSP, e um aluno de doutorado da ENSP. As avaliações das apresentações, bem como dos relatórios e demais documentos apresentados pelos bolsistas, é feita em sistema eletrônico próprio e sigiloso, sendo depois encaminhados ao CNPq, desta forma ficam disponíveis para a avaliação ao final do período de concessão da bolsa, justificando sua aprovação e eventual renovação.

A participação dos bolsistas que recebem pelas cotas institucionais dos programas PIBIC e PIBITI é obrigatória, sendo facultativa para outros bolsistas de IC tais como os de balcão, para os do Programa de Estágio Curricular e para outros. A não participação em um mínimo de atividades da RAIC, ou a ausência de apresentação oral leva ao cancelamento automático da bolsa.