Você está em:

NCA

O Núcleo de Ciência Aberta (NCA) da ENSP é uma instância colegiada de caráter executivo, vinculada à Vice-Direção de Pesquisa e Inovação da Escola. Foi instituído pela Portaria nº 42, de 23 de maio de 2022, juntamente com o seu regimento interno.

O NCA-ENSP é responsável pela implementação e monitoramento das Políticas de Acesso Aberto ao Conhecimento e Ciência Aberta da Fiocruz. A instância conta com representação formal de diversos órgãos e setores da ENSP, incluindo o Comitê de Ética em Pesquisa, a revista Cadernos de Saúde Pública, e as Coordenações de Pesquisa dos Departamentos e Centros.

De acordo com o Art. 2º do Regimento Interno do Núcleo, suas atribuições são as seguintes:

l – Coordenar a implementação da política institucional de Acesso Aberto ao Conhecimento e Ciência Aberta no âmbito da ENSP.

II – Estabelecer diretrizes para a organização dos processos de arquivamento da produção técnico-científica da ENSP nos repositórios oficiais da Fiocruz – Arca Produção Científica, Arca Dados e Plataforma de Recursos Educacionais Abertos (Educare) – articulando os diferentes setores da ENSP envolvidos.

lll– Supervisionar a operação dos processos de arquivamento no âmbito da ENSP e propor medidas para seu aperfeiçoamento.

lV– Disseminar as diretrizes referentes aos fluxos e processos de arquivamento e à operação dos repositórios institucionais no âmbito da ENSP.

V– Contribuir para a disseminação da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento e dos valores e princípios da Ciência Aberta no âmbito da ENSP e da Fiocruz.

Vl– Contribuir para o aperfeiçoamento das Políticas de Acesso Aberto ao Conhecimento e Ciência Aberta da Fiocruz, em colaboração com suas instâncias de governança e coordenação.

 

O Núcleo tem como Coordenador-Executivo, Leonardo Castro, da ENSP/FIOCRUZ.

A íntegra do Regimento Interno do NCA-ENSP, incluindo sua composição completa, pode ser acessada aqui.

Demandas para o NCA podem ser encaminhadas para o e-mail da VDPI: pesquisa@ensp.fiocruz.br

 

Breve histórico

O NCA substitui o Núcleo de Acesso Aberto ao Conhecimento (NAAC) criado no bojo da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz, instituída em 2014, e com funcionamento estabelecido na Política de Informação, Comunicação e Tecnologia de Informação da ENSP (2014-2018). A atuação do NAAC destacou a colaboração e integração de diferentes áreas e profissionais envolvidos com a disponibilização de documentos e produtos para divulgação, por meio de iniciativas como o repositório institucional da ENSP e, posteriormente, o ARCA-Fiocruz ARCA-Fiocruz. Esse processo teve como referência o Regulamento da implementação das ações de acesso aberto da Fiocruz.

 

Maiores informações sobre Ciência Aberta podem ser encontradas no Portal Fiocruz.