Regimento dos Grupos de Pesquisa

GRUPOS DE PESQUISA

A organização natural dos pesquisadores e seus colaboradores e alunos nos chamados Grupos de Pesquisa, instituída pelo CNPq há alguns anos atrás como forma de mapear de maneira mais adequada a estrutura da pesquisa nas instituições acadêmica, tem hoje papel relevante na caracterização do trabalho em pesquisa realizado em nosso país.

Um Diretório de Grupos de Pesquisa, na página do CNPq, dá acesso aos Grupos credenciados pelas diversas instituições nacionais permitindo conhecer o escopo de seus trabalhos, sua constituição e produção. Hoje a maior parte dos pesquisadores nacionais pertence a um ou mais Grupos de Pesquisa, dentro e fora das instituições às quais estão filiados.

A ENSP instituiu em 2006 sua política de incentivo à organização dos Grupos de Pesquisa, enquanto células de produção científica, ensino e cooperação, desde então assumiu a dianteira do processo institucional de certificação dos referidos Grupos para fins de credenciamento junto ao DGP do CNPq.

O processo de certificação, refeito de dois em dois anos, permite que um censo feito pelo CNPq retrate a nossa composição institucional. Hoje o fluxo de certificação e o regimento aprovado para tal na ENSP foram adotados em toda a Fiocruz.

A ENSP conta atualmente com dezenas de Grupos certificados, que podem ser acessados nesta página, assim como o seu Regimento, formulários e fluxo para certificação, além de um relatório detalhado sobre os Grupos da ENSP.