Você está em:

Programa PIBITI

O programa institucional PIBITI, da Presidência da Fiocruz, através de convênio com o CNPq, é um programa mais novo que o PIBIC e foi desenhado para atender às numerosas áreas que na Fiocruz, e na própria ENSP, podem oferecer estágios remunerados para alunos de graduação de diferentes áreas que desejam desenvolver sua experiência em atividades técnicas e tecnológicas, como forma de preparação para um futuro de atuação profissional mais qualificada e experiente nos processos de registro, documentação, rotinas de bancada e outras atividades de perfil técnico essenciais à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico de nossa instituição.

Este programa desenvolveu-se como forma de separar estes dois universos de experiências profissionais, qualificando adequadamente e assegurando que cada campo de atuação profissional possa capacitar melhor ainda seus novos profissionais. Para este tipo de bolsa são, da mesma forma que para o PIBIC, selecionados anualmente projetos de pesquisa e estudantes inscritos para atuarem nos mesmos, devendo ser claramente demarcadas as diferentes atividades desenvolvidos para a formação “learn by doing” dos PIBITI nos laboratórios e centros de pesquisa da Fiocruz. Para estes também o aprendizado cotidiano da prática das atividades técnicas nos mais variados campos da atuação em saúde, ajuda a qualificação colocando no mercado profissionais muito mais experientes e aptos à atuar profissionalmente de maneira imediata.

Pesquisadores com titulação de Doutor podem encaminhar suas propostas para seleção através da VDPI, encontrando candidatos que são anualmente convidados a cadastrar-se em área específica do nosso portal.

Aqui pode ser consultado o Edital  , relação dos bolsistas e informações de interesse dos orientadores e alunos, além de um relatório sobre o PIBITI na ENSP.

Manual do Bolsista