Você está em:

NAAC

NÚCLEO DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO: o NAAC da ENSP

Face a um movimento irreversível em defesa do acesso livre e aberto à informação, a Fiocruz vem alinhando-se institucionalmente e motivando seus pesquisadores a buscarem espaços que permitam a divulgação de seus produtos de pesquisa.

A criação nas Unidades da Fiocruz de Núcleos de Acesso Aberto ao Conhecimento deu-se através da definição de uma política divulgada através do documento de referência Política de Acesso Livre da Fiocruz. A constituição dos NAACs nas diferentes Unidades atendeu ao Memo 024/VPEIC, contemplando a atuação colaborativa e integrada de diferentes áreas e profissionais envolvidos com a disponibilização de documentos e produtos para divulgação.

Na Escola o funcionamento do NAAC assim como as diretrizes para uma política de acesso aberto constam do documento Política de Informação, Comunicação e Tecnologia de Informação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – 2014-2018.

Na ENSP atuam em conjunto profissionais da área de TI. Comunicação, secretaria acadêmica, arquivo, núcleo de inovação tecnológica, biblioteca e gestão da pesquisa e ensino à distância. Reunindo-se mensalmente os profissionais designados pela Direção da Escola, sob a coordenação da Vice-Direção de Pesquisa e Inovação, vem discutindo e aplicando os procedimentos necessários à disponibilização para acesso aberto através do ARCA de artigos já armazenados no Repositório Institucional (www.ensp.fiocruz.br/repositório) e teses e dissertações defendidas nos últimos anos no âmbito dos nossos programas de pós-graduação. A disponibilização de livros e produtos equivalentes está em processo inicial de normatização, e outros tipos de produtos deverão entrar em discussão no ano de 2017. A disponibilização dos documentos vem sendo feita com base no Regulamento Fiocruz para implementação do Acesso Aberto (versão 2.0) apresentado com esta finalidade à comunidade científica.

Conheça aqui a composição atual do NAAC da ENSP, e as atribuições e contatos dos seus componentes.